top of page

Nossa História

Educação em Diabetes é o principal aspecto do tratamento, pois de pouco adianta ter tecnologias e medicamentos avançados se o próprio portador não souber como se cuidar, como lidar com tudo isso em seu dia-a-dia.

 

Um dos pilares do tratamento é a prática orientada de exercícios e atividades físicas, que devem ser articulados com os demais aspectos da terapêutica: nutrição, autocuidados, medicamentos, acompanhamento psicossocial e exames clínicos, todos gerenciados pela Educação.

 

É nesta linha de pensamento que o Doce DESAFIO - Programa “Diabetes, Educação em Saúde e Atividades Físicas Orientadas – projeto de extensão de ação contínua desenvolvido na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) é o programa central do Instituto Doce DESAFIO (Diabetes, Educação em Saúde, Atividades Físicas Orientadas).

 

As atividades do programa Doce DESAFIO/PROAFIDI foram iniciadas em 2001 e, durante estes 15 anos já frequentaram regularmente centenas de diabéticos, com idades desde 4 a 90 anos. Outros milhares também receberam dicas e orientações nas programações sociais, como nas visitas em escolas, asilos, hospitais, associações, parques e em eventos, seja direta ou indiretamente.

 

Capacitação e atualização de futuros profissionais.

Além de atender a comunidade diabética, o programa contribui também na formação profissional e no incentivo às pesquisas, participando de eventos acadêmicos, científicos e culturais com trabalhos e publicações. Durante todo esse tempo, já passaram mais de 600 estudantes e profissionais de diversas áreas, como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia e outras áreas, envolvidos como monitores e estagiários no programa ou como alunos nos cursos de capacitação.

 

 

Todo este trabalho se tornou possível pela
edicação e empenho de uma equipe especialmente capacitada, constituída por especialistas, professores
monitores, comprometidos com a melhoria a qualidade de vida dos diabéticos.

Promoção da educação e atendimento
à Comunidade Diabética

Neste programa participam, diabéticos de todos os tipos, idades e condições que, em grupos, interagem em debates sobre diabetes e assuntos relacionados, inclusive sobre situações do dia-a-dia.
 

O Doce DESAFIO atende a comunidade diabética do DF e entorno, com atividades regulares realizadas de 2 a 3 vezes por semana. As Atividades físicas desenvolvidas e orientadas no Doce DESAFIO englobam ginástica, alongamento, musculação, futebol, dança, voleibol, caminhadas, recreação e outras, adaptadas às características e necessidades dos participantes.

Atualmente contamos com um amplo e agradável espaço físico ligado à natureza, localizado no Centro Olímpico da UnB (Setor de Clubes Norte - Asa Norte - próximo ao IBAMA - Brasília/DF). Já estivemos presentes também em Samambaia e em Sobradinho.

Juntamente com essas atividades, todos os dias são feitas avaliações de glicemias, pressão arterial, frequência cardíaca, checagem de medicação, alimentação e outros dados para o bom acompanhamento e segurança dos participantes.

 

 

 

 
Quem criou o programa de educação em diabetes?

Com uma equipe liderada pela idealizadora, fundadora e coordenadora do programa Doce DESAFIO, a Professora. Dra. Jane Dullius - diabética desde 1971, docente na UnB, doutora em Ciências da Saúde, mestre em Educação, professora de Educação Física, técnica em Alimentos, líder do Grupo de Pesquisa “Diabetes, Educação, Atividades Físicas” no CNPq, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, é a maior incentivadora aos diabéticos e defende e luta pela educação em saúde para esta comunidade diabética. 

bottom of page