top of page
6º-seminário (1).png
BANNER-955X180.gif
banner.jpeg
Submeta já o seu resumo e, se aprovado, garanta vaga GRÁTIS no evento!!!
Dead line 10 de Março. Teremos a publicação de e-book com ISBN (válido como capítulo de livro para o Lattes), inicialmente aberto para a publicação dos resumos de Banners.
Programa_13_marçopng.png
Programa_14_marçopng.png
Programa_15_marçopng.png
Cartaz_A3_Seminário_Final.png
*Programação sujeita a alterações

Apresentação de Trabalhos Livres (Posteres)

ATENÇÃO: Submeta seu Resumo até dia 01 de Março!

 

📌Investimento para participantes:

 

-Associados,alunos do CEUB e UNB
Até dia 31/01 - 170,00  💵 
Até dia 20/02- 220,00  💵 
Até dia 13/03- 270,00  💵 

-Demais categorias: https://doity.com.br/6Sidd
Até dia 20/01- 250,00 💵 
Até dia 20/02- 310,00  💵 
Até dia 13/03- 380,00 💵 


INSCRIÇÕES COM DESCONTO


- Ana Carolina IDD/UniCeub - Tagua 
(61) 98574-2232

 

- Hellen Cristine - IDD/UNB 
(61) 98545-9710

 

- João Renato UniCeub Asa Norte 
(61) 99277-6941

 

Informações (61) 98466-3933 / curso.doce.desafio@gmail.com

Entre os palestrantes confirmados teremos

Jane Dullius.jpg

Professora Dra. Jane Dullius

Docente na UnB, Coordenadora Programa Doce Desafio, PhD em Ciências da Saúde/UnB (Educação em Saúde em Diabetes), Mestre em Educação, Técnica em Alimentos, Educadora Física, Pós-doutoranda em Ciência e Tecnologia (Unifesp, sobre SICI), DM1 há 48 anos.

IMG_20180128_184857988.jpg
Marcio Dytz (1).JPG
Sem Micheline.jpg

Professor Dr. Tulio Lins

Docente da UNIP e do UNICEPLAC. Doutor em Patologia Molecular, Mestre em Ciências Genômicas, Especialista em Qualidade de Alimentos, Graduado em Nutrição e Química. Presidente (2015-2019) e sócio fundador do Instituto Doce Desafio. DM1 desde 1986.

Professor Dr. Marcio Ditz

Doutor em Endocrinologia (UFRJ). Vice-presidente da SBEM-DF. Supervisor da Residência Médica Integrada de Endocrinologia e Metabologia ESCS-SES/DF. Professor da Faculdade de Medicina (UNICEUB). Endocrinologista do HRS. Diretor Médico do Instituto de Diabetes e Endocrinologia de Brasília (IDEB). 

Prof. Dra. Micheline Marie M. de A. Meiners

Docente da UnB, PhD em Saúde Coletiva, Mestre em Farmacologia (Farmacoepidemiologia), Graduada em Farmácia Industrial. Participa do grupo de pesquisa em Acesso a Medicamentos e Uso Responsável (AMUR). Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUB-UnB/Ebserh.

Sem Cristina.jpg

Enf. Esp. Cristina Abreu

Enfermeira, Educadora em Diabetes. Especialista em Saúde Pública (UNB), Gestao Pública (UNB), Informática em Saúde (UNIFESP e Sirio Libanes), Monitoramento e Avaliação (ENSP/FIOCRUZ), Fundadora do Doce Desafio. Consultora Ministério da Saúde. DM1 há 40 anos.

Sem Ana Paula.jpg

Prof. Dra. Ana Paula Pacheco

Docente substituta na UnB, Docente na Unieuro, doutorado em Ciências Médicas (UFSC) (neuropatia cardiovascular diabética), Mestre em Educação em diabetes (UFSC), instrutora em diabetes há 10 anos, enfermeira. DM1 há 27 anos.

Sem Leandra.jpg

Prof. Ms. Leandra Batista

Doutoranda em Neurofisiologia - FEF(UnB). Mestre em Bioengenharia (UnB).  Esp. em Desenvolvimento Motor (Unyleya) e em Treinamento de Força (UnB). Coach (Body Tech). Colaboradora Doce DESAFIO desde 2010 e na Clínica Reabilitação Consciente. Membro da SBD.

Juliana.png

Professora Dra. Juliana Nunes de Almeida Costa

Mestre na área do envelhecimento e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos – GEPAFI (UnB). Doutora em Ciências da Saúde (UnB). Atualmente trabalha como Assessora da área de Desenvolvimento Físico Esportivo Sesc/DF.

Esther.jpg

Psi. Esp. Esther Almeida

Psicóloga (UCB), Psicodramatista (ABP), Neuropsicóloga (CEPSIC/SP) e Especialista em Saúde Coletiva (FS/UnB). Mestranda em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Servidora da SES/DF, no atendimento em Saúde Mental (SAMU/DF). DM1 há 25 anos.

Rossana Pereira.jpg

Prof. Ms. Rossana Martins Pereira

Docente da FACEs-UniCEUB no curso de Fisioterapia, Mestre em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia. Coletiva-UFMG, Pós Graduada em Fisioterapia Respiratória. Graduada em Fisioterapia-Eseffego/UEG.

Rafael Dantas.jpg

Prof. Rafael Dantas

Educador em diabetes, Supervisor do Programa Doce Desafio (UNB desde 2014), Fundador da RUN2 Assessoria Esportiva, Diretor Administrativo Financeiro (IDD), Conteudista da disciplina de Pós graduação: Educação em diabetes e exercícios físicos (UNYLEYA).

Sem Fabiano.JPG

Adm. Esp. Fabiano Ferreira de Araujo

Especialista em Gestão em Vigilância Sanitária (Hospital Sírio Libanês, 2012). Graduado em Administração (UnB, 2002). Triatleta e ultramaratonista amador, DM 1 desde janeiro de 2000. Participou em provas de triatlo no Brasil e no Exterior.

Bruno.jpg

Prof. Bruno Augusto

Formado em Educação Física/UFG. Personal trainer. Educador em diabetes. Ex atleta de judô.  Atleta de Mountain bike. Time DIABETES E DESPORTES. Assistente palestrante da Liga de Diabetes da UFG. Dm1 à 27 anos.

Luis Eduardo.jpg

Luís Eduardo Vieira Neves de Oliveira

Nutricionista clínico graduado pela Universidade de Brasília (2015); Especialista em Vigilância Sanitária (2018); Educador em Diabetes; Diabético há 16 anos e desportista.

Ilana.JPG

Prof. Ms. Ilana Freitas F. de C. Cairo Flores.

Engenheira sanitarista e ambiental. Mestra em Resíduos pela Unisinos (Engenharia Civil), Sanitarista pela UFBA. Técnica em Informática, programação de dados. Consultora em gestão de resíduos de serviços de saúde e logística reversa. Mãe de DM1.

Alexandra.jpg

Dra. Ms. Alexandra Rubim Camara Sete

Mestre em Ciências para Saúde FEPECS/DF. Endocrinologista. Gerente do CEDOH, SES/DF. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-DF).

Luisiane.jpeg

Prof. Dra. Luísiane de Ávila Santana

Docente da UnB, PhD em Ciências da Saúde com ênfase em cicatrização, Mestre em Bioengenharia, graduada em Fisioterapia e coordenadora  do projeto Caminhando Contra a Neuropatia.

Renata k.jpg

Renata Paulino

Consultora Funcional de Tecnologias Microsoft, Administradora de Empresas (REGES-CESD Dracena), Técnica em processamento de dados, Administradora dos grupos de contagem de chos  (Whatsapp e Telegram), DM Mody desde 2006.

SUBMISSÃO DE RESUMOS DO 6º SEMINÁRIO DOCE DESAFIO

 

A Comissão Científica do 6º Seminário Doce Desafio de Educação em Diabetes, receberá do dia 21 de janeiro à 01 de março de 2019, trabalhos técnico-científicos, na forma de Resumos Expandidos e de acordo com as instruções apresentadas neste documento.

 

O Resumo deverá ser enviado exclusivamente pelo endereço eletrônico ( https://goo.gl/SP26hJ ) até a data limite de 25 de FEVEREIRO de 2019, devendo ser preenchido os itens específicos conforme indicados nas normas de elaboração. A comissão irá avaliar cada trabalho, enviando o aceite em tempo hábil para preparação dos banners. Caso o Resumo não obedeça às normas, o mesmo não será aceito para publicação e para a apresentação do banner.

 

Cada pessoa inscrita no evento poderá submeter, no máximo, 2 (dois) resumos expandidos, ou seja, 2 (dois) trabalhos como 1º autor – sendo ilimitado o número de participação como “coautor”.

 

Os trabalhos deverão versar exclusivamente em torno do tema DIABETES. O termo “Diabetes” poderá receber o artigo “O” ou “A” (O Diabetes / A Diabetes), mas esse deverá ser constante no resumo, não podendo assumir as duas formas no mesmo trabalho. Os trabalhos devem trazer alguma contribuição científica real, podem ser inclusos relatos de experiências em Educação em Diabetes e estudos de casos (fundamentados), além de pesquisas em si. As revisões de literatura só serão aceitas se feitas no modelo de revisão sistemática. As áreas temáticas contempladas para a submissão dos resumos são: Interdisciplinar, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação em Saúde, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Saúde Coletiva e Tecnologia da Informação. Demais áreas não contempladas poderão enviar trabalhos e serão avaliadas pelo comitê para aceitação.

 

Os resumos serão publicados em formato eletrônico de E-Book com ISBN próprio no ano vigente. O direito de publicação dos artigos será automaticamente cedido ao Instituto Doce Desafio na forma de Creative Commons, garantindo os direitos de autoria dos textos para os autores inscritos no evento.

 

As apresentações dos trabalhos serão feitas obrigatoriamente na forma de Banner (formato padrão 90cm x 120cm, orientação retrato-Vertical), segundo a programação do evento.

 

Receberão o Certificado de Apresentação de Trabalho somente os trabalhos efetivamente apresentados durante o evento. O simples envio do trabalho para publicação não dará direito ao Certificado.

 

Os 3 (três) melhores trabalhos avaliados pela comissão serão premiados com Menção Honrosa no encerramento do evento.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho deverá ser escrito em editor de texto padrão (Microsoft Word, OppenOffice ou similar), em tamanho A4 (210 mm x 297 mm), orientação retrato, margens de 3 cm (superior, inferior, esquerda e direita), recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25cm, espaço entre linhas de 1,5 linhas, sem espaçamento entre parágrafos e fonte Arial 12 (exceto TÍTULO DO TRABALHO, REFERÊNCIAS e Legenda de Tabelas e Figuras, ver detalhes mais abaixo). O resumo todo deverá ter no máximo 1500 palavras, incluído todos os itens (usar contador de palavras do Word ou similar).

 

O texto deverá ser redigido em língua portuguesa, usando linguagem padrão-científica. Siglas deverão ser precedidas dos significados completos e dispostas entre parênteses quando aparecer pela primeira vez no texto.


Citações
Deverão obedecer às regras do Estilo Vancouver, ou seja, devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Todas as referências devem ser digitadas sobrescritas e sem espaço, e em caso de múltiplas referências devem ser separadas por vírgula sem espaço (Ex.: Estudos2,8,26 indicam...). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Ex.: Estudos2-8 sugerem que...). O(s) autor(es) citado(s) podem também fazer parte da frase. (Ex.: Documentos escritos por um autor: Segundo Silva1 ... Documentos escritos por dois autores: Segundo Siqueira e Marques2 ... Documentos escritos por mais de três autores, usar et al. sem Itálico: Segundo Oliveira et al.3 ... As citações de livros, resumos científicos e home page, devem ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 20% do total das referências. Não será aceita a adoção de citação de citação (Apud).

 

Referências
Na lista de REFERÊNCIAS, adaptado do Estilo Vancouver, deverá ser especificado de acordo com o que foi citado no texto, seguindo a mesma numeração. Autores deverão estar descritos pelo sobrenome completo e nomes abreviados, sem vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais. Virgula separam autores, que, se forem mais de 3, menciona-se o primeiro seguidos da abreviatura “et al.” (que não deverá estar em itálico).

 

Artigos de revista
Número da citação (conforme disposto no texto). Autor(es). Título do artigo. Abreviatura internacional da revista. ano; volume (número): página inicial-final do artigo.
Exemplo: 1. Alkanani A K, et al. Alterations in Intestinal Microbiota Correlate with Susceptibility to Type 1 Diabetes. Diabetes. 2015; 64(10): 3510-3520.

 

Livro
Autor(es).Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano.
Neste caso, não é necessário especificar a primeira edição, apenas da segunda em diante. A edição sempre se põe em números arábicos e abreviatura: 2ª ed. Se a obra estivesse composta por mais de um volume, devemos citá-lo a seguir do título do livro: Vol. 3.

Exemplo:
International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 7th ed. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation; 2015.
Figuras e Tabelas

 

Para casos de envio de figura ou tabela, as mesmas estão limitadas a 1 tabela e 2 figuras por trabalho. Deverão ser incluídas no corpo do texto e dispostas após a sua citação no texto em lugar adequado, com legendas apropriadas.

 

Seções específicas

As seções deverão ser divididas nos seguintes itens:

 

a) ÁREA TEMÁTICA: Deverá constar na 1ª linha do documento, no canto esquerdo, fonte Arial tamanho 12, em Negrito e Itálico. Deverá estar de acordo com as áreas propostas. (Ex: ÁREA TEMÁTICA: Educação Física)

 

b) TÍTULO DO TRABALHO: Deve ser atrativo e autoexplicativo, limitado ao máximo de 20 palavras. Deverá estar todo em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, fonte Arial tamanho 14.

 

c) AUTORES E FILIAÇÃO: Nome completo dos autores, sem abreviaturas, separados por vírgulas. Indicar a filiação com número sobrescrito após o nome dos autores. Indicar nas linhas subsequentes as instituições de filiação com cidade e Estado (e país quando exterior) com uma filiação por linha. Máximo de 5 autores e 1 filiação por autor.

 

Os títulos dos itens a partir daqui deverão estar apresentados no documento em letras maiúsculas, em negrito e alinhados à esquerda da página e precedidos de um recuo de parágrafo (um “Enter” antes do respectivo título).

 

d) INTRODUÇÃO: Deverá apresentar de forma simples e concisa o tema do trabalho em no máximo 4 parágrafos, sendo o último obrigatoriamente a descrição do(s) objetivo(s) do trabalho.

 

e) MÉTODOS: Deverá apresentar de forma clara e direta a casuística e/ou material utilizados para desenvolvimento do trabalho, assim como os métodos de análise. Preferencialmente não usar subdivisões. Pesquisas com seres humanos e animais deverão respeitar os aspectos éticos legais, devendo ser mencionado obrigatoriamente o respectivo número de aprovação e o comitê de ética ao qual o projeto foi submetido e aprovado.

 

f) RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados devem ser apresentados de maneira completa e resumida. Figuras e tabelas devem ser enumeradas e possuir legenda clara e explicativa, sem recuo de parágrafo, espaçamento simples entre linhas e em fonte Arial tamanho 10 (Negrito para o título e número e normal para o texto da legenda) localizadas na parte superior para a tabela e inferior para a(s) figura(s). A discussão deverá ser fundamentada a partir dos resultados utilizando literatura adequada para comparação e argumentação dos elementos observados no trabalho.

 

g) CONCLUSÃO: Deverá apresentar, em um único parágrafo, de forma simples e concisa, o desfecho do trabalho para o(s) objetivo(s) descrito(s), sem repetir o que já foi dito nos resultados ou discussão.
 

h) AGRADECIMENTOS: Opcional. Somente para fontes financiadoras. Caso não tenha, não precisa constar.

 

i) REFERÊNCIAS: Estilo Vancouver, numeradas de acordo com a citação no texto principal. Máximo de 10 referências. Fonte Arial tamanho 10.

NORMAS E EXEMPLO DE RESUMO

BAIXE AQUI

 

bottom of page